24.10.16

#RESENHA 5 - Roda Gigante

Passei um tempinho sem tocar em livros devido a faculdade, não consigo ler prazerosamente em grandes períodos de stress.
Certo dia deste recesso, eu estava checando as mensagens do WhatsApp e "surprise", esqueci que uma amiga tinha me indicado um livro. Então tratei de ler.
O nome do livro era Roda-Gigante.


A estrutura do livro inicialmente pode parecer confusa, pois você vai perguntar "Onde estão os capítulos?", e esse é exatamente o charme do livro. Os capítulos são os nomes do principais personagens que são ligados por uma criaturinha fofinha, o gato Blue.

Entretanto não são ligados consecutivamente, cada capitulo conta determinada historia do personagem que nomeia o capítulo, cada qual com sua trama unica. É como uma compilação de contos, porém eles convergem, pois mesmo que indiretamente os personagens tem ligações com os outros.

Os capítulos são: Nora, Sarah, Ían, Claire, Alexei e Brandon.

Vou explicar de modo simples, e sem spoilers como eles funcionam: O capítulo vai contando a historia do personagem, e pelo menos até o capítulo de Claire, ao menos eu como leitor, não havia identificado ligações entre eles, exceto Blue. Porém a partir desse capitulo os ganchos dos capítulos anteriores vão se engatando e criando novas ligações para com os capítulos posteriores, fechando com chave de ouro em Brandon.

Temos ainda o Epílogo, que fecha a historia em um total, quando tudo faz sentido. Deixando tudo redondinho.

Alguns leitores podem pensar: "Mas desde o capítulo de Nora, já dava pra saber o que seria o final."

Não é bem assim, isso pode até ter dado a indicativa do que iria ser o final, mas e o desenvolvimento até chegar aquele ponto? Sem contar que o livro mostra uma lição diferente para cada personagem.

Esse livro me surpreendeu de forma positiva. Durante a leitura, eu me identifiquei muito com Nora, a cada posição passada no Kindle, eu me sentia muito ela. Confesso que até metade dele, estava pensando que era apenas mais um livro de contos separados como os milhares que já existem no mercado, mas não é, esse livro faz jus ao nome de Roda-Gigante.

E aqui algumas coisas que eu gostei de ler durante a leitura:

"Eu não tenho amigos aqui. Eu quase não tinha amigos lá. Recomeçar é tão difícil. Meu Deus... Eu passei o fim de semana apenas falando com um gato! O que vai ser de mim? Por que tudo é sempre tão difícil?" por Nora. 

"A ingenuidade de acreditar que o amor faz as pessoas sempre serem melhores" por a própria autora (narradora).

"Eu não sei como certos livros conseguem se tornar best-sellers com histórias tão bobinhas." por Patrícia. 

"Sim. É um desafio - disse Eduardo, de forma resoluta - deveríamos todos sempre buscar isso. O desafio de fazer algo que é assustador. Como esperarmos crescer se sempre fazemos algo que já sabemos o resultado? Mesmo assim, nós evitamos." por Eduardo. 

Editora: Simplíssimo
Páginas: 92
Ano: 2014